Notícias

“Problema do futebol é falta de gestão, não de dinheiro”, diz colunista esportivo

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 21:27

O colunista esportivo do Diário Lance, Marcelo Damato, atacou duramente a gestão do futebol no Brasil. Para ele, grandes aportes de dinheiro nos clubes, nos últimos anos, só aprofundaram ainda mais as dívidas. “O Flamengo, na época do MSI, e o Vasco, quando fez a parceria com o Bank of America”, citou. O jornalista participava, nesta terça-feira (17), de uma audiência pública na comissão especial que analisa a criação do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte).

“Esses clubes receberam enormes aportes de dinheiro e não tinham mecanismos de gestão para usar bem. Então, eles gastaram de forma descontrolada e, quando perceberam, as dívidas estavam enormes. O problema do futebol brasileiro não é a falta de dinheiro é falta de gestão, porque todas as vezes que os clubes receberam muito dinheiro, eles se endividaram ainda mais. Isso não melhorou o problema dos clubes, piorou”, declarou Damato.

O jornalista ainda lembrou que o problema de endividamento vem desde a década de 60, primeiro mais concentrado nos clubes do Rio, posteriormente se generalizou. Em sua opinião, quando os dirigentes perceberam que era mais lucrativo contratar jogador do que pagar as dívidas.

Damato , com apoio de outros colunistas esportivos, sugeriu a inversão da lógica do Proforte. O projeto de Lei 6753 de 2013 garante um desconto de até 90% da dívida em troca da concessão de bolsas a atletas e investimentos em equipamentos e infraestrutura, apenas os 10% restantes seriam pagos em dinheiro. Para Damato, primeiro os clubes deveriam investir e, depois de uns dois anos, os que tivessem cumprido o acordo, teriam o desconto do governo.

O jornalista ainda provocou os parlamentares presentes ao defender que a renegociação das dívidas só valesse para os próximos presidentes dos clubes e não para as atuais gestões. Em sua opinião, desta forma, dificilmente o projeto teria o mesmo apoio dos atuais presidentes dos clubes.