Notícias

Reforma no ensino médio por MP prejudica o debate, diz Romário

Publicado em 04 de outubro de 2016 às 16:30

O senador Romário (PSB-RJ), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), disse que a reforma do ensino médio é realmente necessária. Ele lamentou, no entanto, que o governo Temer tenha proposto as mudanças por meio de medida provisória (MP), pois entende que isso prejudica o debate.

O senador disse não haver consenso sobre o que precisa ser feito para melhorar o ensino médio, mas, a seu ver, as mais de 560 emendas apresentadas à MP demonstram que os parlamentares estão atentos ao assunto e que não há realmente unanimidade. “O consenso precisa ser construído”, observou.

Romário disse ser contra a retirada da obrigatoriedade da educação física no ensino médio e já propôs uma emenda para mudar isso. “É um enorme equívoco que precisa ser corrigido”, afirmou, ao ressaltar que diversos especialistas alegam ser a educação física imprescindível à formação integral do jovem.

— Um jovem sedentário se transforma em um adulto sedentário, quando será muito difícil mostrar os benefícios da atividade física. O lugar certo de apresentar isso de forma prazerosa é na escola. Inúmeros estudos científicos mostraram que a atividade física melhora o rendimento escolar. O exercício físico aumenta oxigenação do cérebro e a atividade neuronal, com isso, melhorando a capacidade de concentração, o processamento de informação e a memória. O estudante que se exercita, consequentemente, aprende mais — explicou o senador.

Romário advertiu, no entanto, ser necessário garantir aos jovens espaço e estrutura adequados à prática esportiva nas escolas. No Rio de Janeiro, por exemplo, quase metade das escolas não dispõe do espaço para atender os alunos.

Fonte: Agência Senado